Você sabe o que é Minimalismo Digital?

Por Mônica Coimbra

Por Mônica Coimbra 22/06/2023 - 20:58 hs

A tecnologia é uma grande conhecida de pessoas de todas as gerações. Ao longo das últimas décadas, presenciamos avanços significativos na área da tecnologia, que tiveram um impacto profundo em várias esferas da vida, como comunicação, trabalho, educação, entretenimento e muito mais:

- nas mensagens do whatsapp;

- em vídeos chamadas;

- nas dezenas de aplicativos;

- nos serviços de streaming.

Mas como usar a tecnologia de forma consciente? Como identificar os impactos positivos e negativos na nossa vida?

O termo Minimalismo Digital foi criado pelo norte americano Cal Newport, autor do livro “Minimalismo Digital: para uma vida profunda em um mundo digital”. Cal diz: “ O Minimalismo Digital é uma filosofia que nos ajuda a questionar quais ferramentas de comunicação digital (e comportamentos gerados por essas ferramentas) agregam maior valor à nossa vida.”


O minimalismo digital é uma abordagem que busca simplificar e reduzir a presença excessiva da tecnologia e dos dispositivos eletrônicos em nossas vidas. Essa filosofia tem como objetivo conscientizar sobre o impacto que a tecnologia pode ter em nosso bem-estar, produtividade e saúde mental, e promover um uso mais intencional e equilibrado dos recursos digitais.

Um estudo mostra que os brasileiros passam em média 9 horas e 17 minutos conectados à internet e que os jovens têm as maiores chances de desenvolver tristeza, angústia e estresse (de 2 a 4 vezes) devido a grande exposição à tecnologia.

Você já se perguntou quantas horas passa por dia em frente às telas?

Com essas horas que foram calculadas, quanto do seu tempo está sendo usado de forma errada? Quanto do seu tempo está sendo desperdiçado?

Nós adultos temos consciência dos riscos à saúde provocados pelas horas passadas à frente das telas, como: ansiedade, obesidade, autoestima, insônia, danos aos olhos, mãos e ao pescoço.

Ao adotar o minimalismo digital, as pessoas buscam reduzir o tempo gasto em atividades digitais que não são essenciais, minimizar a quantidade de distrações causadas pelas notificações constantes, simplificar a interface dos dispositivos, diminuir a dependência de redes sociais e aplicativos, entre outras práticas.


Algumas práticas comuns do minimalismo digital incluem:

Desintoxicação digital: 

Fazer pausas regulares da tecnologia, seja através de períodos de desconexão, retiros digitais ou estabelecendo limites diários para o uso de dispositivos eletrônicos.

Simplificar o ambiente digital

Organizar e simplificar os dispositivos, aplicativos e arquivos digitais, eliminando o excesso e mantendo apenas o essencial.

Definir limites

Estabelecer limites de tempo para o uso de dispositivos eletrônicos, seja durante certos períodos do dia ou limitando o tempo gasto em aplicativos específicos.


Priorizar atividades offline

Buscar atividades que não envolvam o uso de dispositivos eletrônicos, como ler livros físicos, praticar exercícios ao ar livre, socializar pessoalmente ou desenvolver hobbies criativos.

Cultivar momentos de desconexão

Reservar momentos regulares ao longo do dia para desconectar completamente, sem interrupções digitais, permitindo uma recarga mental e maior atenção plena.

O minimalismo digital é uma abordagem pessoal e cada indivíduo pode adaptá-la de acordo com suas necessidades e circunstâncias. É uma forma de buscar equilíbrio e aproveitar os benefícios da tecnologia.

As estratégias, as orientações, e tudo mais que foi dito aqui a respeito desse tema, tem como objetivo dar a você o controle do tempo que passa em frente das telas, e não deixar que isso os atropele.

Lembrando sempre que, quem manda no seu tempo, é você!

* * *
Até a próxima!